APL Ostreicultura

Projeto Organização do arranjo produtivo local da ostreicultura no litoral sul do Paraná - APL 

Financiamento CNPq (2008-2010)

Objetivos:

Ordenamento da cadeia produtiva da ostreicultura no litoral sul do Paraná, com especial destaque nos empreendimentos localizados na baía de Guaratuba, focando nos gargalos que hoje impedem o crescimento sustentável da atividade e, consequentemente, contribuindo para o desenvolvimento regional.

Ações/Resultados

Um diagnóstico dos elos da cadeia produtiva, que pode ser utilizado como base para o conhecimento da real situação da atividade.

Parceria estabelecida entre a AGUAMAR e a Cozinha Comunitária Encantos e Delícias de Caieiras, permitindo que a Associação que gerencia a cozinha se tornasse novamente ativa e que os participantes obtivessem mais lucros.

Alta participação nos cursos e oficinas de capacitação, demonstrando o interesse pelo projeto.

Resultados concretos da eficiência dos coletores artificiais de sementes de ostras, com período do ano e o tempo de permanência mais adequado.

Criação do Festival Paranaense da Ostra, fora da temporada de verão, um novo canal de comercialização que atraiu um fluxo muito grande de turistas.

Modificação na postura dos maricultores, interessando-se pelo laudo das análises microbiológicas.

Depoimentos de frequentadores dos restaurantes, que declaram a plena confiança de consumir naquele local devido ao acompanhamento sanitário das ostras.

rodape