Recursos Naturais da vida Caicara

This is a SEO version of Recursos Naturais da vida Caicara Page 1
To view this content in Flash, you must have version 8 or greater and Javascript must be enabled. To download the last Flash player click here

 Percorrer o litoral do Paraná é entrar em contato com assuntos sobre a conservação da natureza e com características culturais das comunidades locais. É também conhecer um pouco dos conflitos entre atividades econômicas, práticas humanas e proteção ambiental. As informações de que a presente cartilha trata são resultado de conversas informais e formais com diferentes caiçaras paranaenses. O objetivo principal desse trabalho foi recriar o ambiente do “uso caiçara”, a partir da confecção de mapas sobre as comunidades do litoral norte do estado.

Esses mapas foram separados em (1) “Mapas das Vilas”, que trazem as informações das comunidades, plotadas sob cartas cedidas pela Secretaria do Meio Ambiente do Paraná; (2) “Mapas Mentais Históricos”, que podem remeter a características de uso histórico da região ou mesmo remeter à antiga estrutura das comunidades visitadas; e (3) “Mapa deUso Caiçara”, que reúne informações do uso e manejo atuais dos recursos naturais e algunsdados sócio-econômicos e culturais da região.Além dos mapas, essa cartilha traz breves textos sobre as comunidades. Esses textos foramorganizados de forma a seguir as características trabalhadas no mapa de uso: informaçõessobre os diferentes tipos de pesca e apetrechos utilizados; trabalho com maricultura;com extração do mangue e da mata; com agricultura; informações históricas, além de informaçõesda infra-estrutura dessas comunidades. Apesar da peculiaridade desses assuntos,essa cartilha não tem intenção nenhuma de expor as comunidades e seus moradores, massim caracterizar o espaço de vida dos caiçaras do Paraná, caracterizando a cultura local.Além disso, a proposta aqui não foi utilizar metodologias existentes a respeito de levantamentosetnográficos, mas sim aplicar um modo diferenciado de coleta de informações econfecção desses mapas, embasado em entrevistas abertas, pelas quais o projeto acredita ter alcançado um maior contato com os caiçaras das baías de Paranaguá, Laranjeiras e Pinheiros,seus costumes, seu modo de vida e as dificuldades da região.

 

 

 

FlippingBook page flip extension for Joomla.

rodape