Área sanitária

As ostras dependem totalmente da água para o seu crescimento, filtrando partículas existentes do ambiente onde estão inseridas, por isso a preocupação na hora de consumir esse animal é bastante comum.

               Durante seis anos o Projeto Cultimar realizou diversas ações técnicas, capacitações e pesquisas com a ostra nativa. Além disso, acompanhou as ostras cultivadas na região a partir de análises microbiológicas periódicas que garantiam a qualidade da ostra cultivada.

               Hoje acredita-se que essa relação da garantia de qualidade da ostra da região deve estar relacionada primeiramente ao ambiente onde as ostras são cultivadas, que envolve os cuidados do produtor com a água, com a área em torno do local de cultivo, com o manejo da ostra e com os cuidados na conservação do produto comercializado. Outro elemento importante nesse processo é o consumidor que possui um papel fundamental, pois é ele que tem o poder de escolher e exigir um produto de boa procedência e em condições de higiene seguras para o seu consumo.

 

 

 

rodape